Moção de repúdio à homenagem ao Pastor Silas Malafaia pela Assembleia Legislativa da Bahia

Divulgação: Fórum das ADs

Nesta terça-feira (02.10), o Fórum das ADs publicou uma nota de repúdio à proposta de que a Assembleia Legislativa da Bahia preste homenagem a Silas Malafaia com a entrega da Comenda Dois de Julho. O documento, assinado por Marcelo Lins, coordenador do Fórum e presidente da Adusc foi enviado via e-mail para Adolfo Menezes (PSD), o deputado estadual e atual presidente da Casa. Leia a nota na íntegra. 

          O Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs), que representa as quatro seções sindicais do ANDES-SN (Adufs, Adusc, Adusb e Aduneb) das quatro universidades estaduais baianas, vem por meio deste, manifestar seu mais profundo repúdio à inciativa do Deputado Estadual Samuel Júnior (Republicanos), de homenagear o reacionário Pastor Silas Malafaia na Assembleia Legislativa, com a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Casa Legislativa.

          Nosso repúdio se justifica por esta honraria representar a luta por independência e democracia do povo baiano e brasileiro. Tal homenagem não pode ser destinada a um dos artífices da tentativa de golpe contra a já cambaleante democracia brasileira. Pior! Para justificar a homenagem, o referido Deputado cita o empenho do Pastor nas pautas reacionárias e inconstitucionais, como uma suposta defesa da heteronormatividade.

          Aliás, nos estranha que em um universo de 63 deputados e deputadas, apenas 2 – Hilton Coelho (PSOL) e Fabíola Mansur (PSB) – votaram contra a homenagem. Onde estão os deputados e deputadas progressistas e supostos defensores/as da democracia? Para estes e estas não há outra proposta que seja revogar esta esdrúxula homenagem.

Cabe, por fim, e para intensificar nosso repúdio lembrar parte do hino ao 02 de julho: “...com tiranos não combinam Brasileiros corações”.                         

Acesse também o ofício enviado.