Docentes participarão da Lavagem do Bonfim

Convocatória para a Lavagem do Bonfim. Divulgação: Ascom Fórum das ADs

Fórum das ADs novamente marca presença na Lavagem do Bonfim

Na segunda quinta-feira do mês de janeiro, próximo dia 11, acontecerá a tradicional Lavagem do Bonfim. Os docentes das universidades estaduais participarão do cortejo para manifestar a indignação da categoria com o descaso do governador Rui Costa (PT) para a educação pública e os direitos trabalhistas. A concentração está marcada para as 8h30 em frente ao Elevador Lacerda.

A temática do Bloco das Associações Docentes esse ano é a denúncia dos cortes estaduais na educação e direitos trabalhistas com o eixo “Rui Corta: Governo mãos de tesoura”. O protesto acontecerá acompanhado de faixas, camisas, cartazes, pirulitos e uma banda de fanfarra. O movimento denunciará as perdas salariais do funcionalismo público baiano, que já ultrapassam 20,8%. Nestes últimos três anos este índice representa uma perda de quase três meses de salário. Além do arrocho salarial, os professores também denunciarão os cortes orçamentários em custeio, manutenção e investimento nas universidades, acumulados em mais de R$ 200 milhões desde 2014.

Esta é mais uma mobilização indicada pelo Fórum das ADs. Os docentes estarão ao lado da Esquerda Socialista e do Bloco dos (as) Lutadores (as) da CSP-Conlutas. As principais bandeiras do bloco da Central serão a defesa da aposentadoria e a luta contra a Reforma da Previdência, com votação prevista na Câmara de Deputados para o dia 19 de fevereiro de 2018.

De acordo com as diretorias, é preciso denunciar à sociedade baiana os ataques aos direitos nas esferas estadual e nacional. Para as ADs, é necessário unificar e fortalecer a resistência dos trabalhadores diante do cenário de precarização da educação e retirada de direitos promovidos pelos governos. O Fórum das ADs convoca toda a comunidade acadêmica para participar e protestar durante o cortejo.