Movimento Docente encaminha emenda na AL-BA em defesa do Estatuto do Magistério Superior

Reunião que discutiu a emenda. Foto Ascom Fórum das ADs

Nesta segunda-feira (18) o Fórum das ADs, com o apoio do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) e sua assessoria, elaborou e encaminhou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma emenda parlamentar ao Projeto de Lei nº 23.096/2019, para defender a integralidade do Estatuto do Magistério Superior. Junto ao protocolo da emenda, o Fórum das ADs também realizou mobilizações na AL-BA apresentando a situação para os (as) deputados (as) estaduais e recolhendo assinatura dos (as) parlamentares para a peça.
Além de reivindicar a defesa do Estatuto do Magistério Superior através da emenda, os docentes entregaram presencialmente a deputados (as), de diversos partidos, um documento que versa sobre a importância do Estatuto e apresenta os prejuízos da lei 14.039/2018 para a pesquisa e extensão das universidades (confira). Na oportunidade, o documento do Fórum foi recebido por Targino Machado (DEM), Olívia Santana (PCdoB), Neusa Cadore (PT), Soldado Prisco (PSC), Robinson Almeida (PT), Jurandy Oliveira (PRP) e João Isidoro (Avante). Entre esses, apenas o Soldado Prisco (PSC) assinou a emenda do movimento.

 Docentes dialogam com os(as) deputados(as) Neusa Cadore (PT) e Dep. Targino Machado (DEM), com o apoio do Dep. Hilton Coelho (PSOL). Foto: Ascom Fórum das ADs

Reunião com o líder da bancada do governo
Durante a mobilização para tentativa de diálogo com os (as) parlamentes, o Fórum das ADs também abordou o atual líder da bancada governista na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT). Rosemberg foi o propositor da emenda que revogou o artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior através da lei 14.039/18 em uma sessão polêmica ocorrida no dia 17 dezembro de 2018 (leia mais). Em reunião, os docentes apresentaram para o deputado os problemas da nova proposição do governador através do PL 23.096/2019.
“É um erro grave do governo apresentar uma alteração do nosso Estatuto sem diálogo com a categoria. Em primeiro lugar, há um problema no método. Em segundo lugar, há também uma incoerência nessa proposição, pois o nosso Estatuto, no artigo 38, já trata de como os docentes devem proceder caso optem por assumir cargos públicos. O que nós queremos é preservar o nosso Estatuto enquanto uma conquista histórica do movimento docente, que não pode ser alterado dessa forma pelo governo”, argumentou Alexandre Galvão, diretor da Adusb em nome da coordenação do Fórum das ADs.
O deputado defendeu insistentemente o PL 23.096/2019, argumentando contraditoriamente, não se tratar de uma alteração no Estatuto do Magistério nem de uma descaracterização do regime de Dedicação Exclusiva. Após horas de reunião, o deputado comprometeu-se em levar para o governador as questões apresentadas pelo movimento docente. Rosemberg se comprometeu também em marcar, antes do projeto ser votado, uma nova reunião entre ele e o Fórum das ADs, com data a ser definida, para trazer o retorno de sua conversa com o governador. Segundo o deputado, a previsão é que o PL 23.096/2019 seja votado em torno de 15 dias a partir do dia 19 de março de 2019.

 
Reunião com o líder da bancada governista. Foto: Ascom Fórum das ADs

A emenda
Em seu conteúdo, a emenda protocolada pelo movimento rejeita a alteração originalmente proposta pelo projeto de lei 23.096/19 enviado pelo executivo e propõe o retorno do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior. O PL 23.096/2019 foi mais uma proposta enviada pelo governador Rui Costa com o objetivo alterar, pela segunda vez, o estatuto dos docentes descaracterizando o regime de Dedicação Exclusiva (DE) (leia mais).
A principal reivindicação da emenda é reverter os efeitos do artigo 12 da Lei 14.039/2018. A lei em questão revogou, de maneira autoritária, o artigo 22 do Estatuto. A medida representa um ataque à carreira docente e ao desenvolvimento da pesquisa e extensão das Universidades Estaduais da Bahia.
Leia na íntegra a emenda protocolada.
Para as ADs, o objetivo da ação é manter o Estatuto do Magistério Superior tal como ele foi conquistado pelo movimento docente. “Não aceitaremos nenhum tipo de modificação no nosso estatuto sem diálogo”, afirmaram. A emenda será discutida junto com a votação da lei nº 23.096/2019.
Além de propor a emenda junto ao movimento docente, no último dia 20 de fevereiro, o deputado estadual Hilton Coelho também direcionou ao executivo um projeto de indicação ao governador sobre a lei 14.039/2018. Segundo informações da assessoria jurídica de Hilton, o projeto está em tramitação e ainda será votado (leia mais). Um projeto de indicação não tem força de lei, mas, se aprovado, “expressa uma opinião da assembleia legislativa sobre a ação do governador” explicou Iuri Falcão, assessor jurídico do gabinete de Hilton Coelho. Outras ações judiciais estão em andamento contra a lei, tais como Adin e mandado de segurança (leia mais).