Movimento Docente reafirma a tarefa da unidade entre o funcionalismo público baiano

Associações Docentes dialogam com outros sindicatos do funcionalismo público. Foto: Ascom Aduneb

Com o acúmulo da unidade conquistada durante as mobilizações contra o aumento da alíquota previdenciária e redução de investimentos públicos no Planserv, representantes do movimento docente estiveram nesta segunda-feira (17) na APLB Sindicato e no Sinpojud. O encontro ocorreu conforme o encaminhamento apontado entre as representações sindicais que construíram a resistência da última semana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Após a importante luta, os servidores decidiram pela continuidade de articulação entre os sindicatos contra os ataques do governo de Rui Costa para o ano de 2019 (leia mais). 

Estiveram presentes representantes da ADUSC, ADUNEB e ADUSB, que também representou o Fórum das ADs. No Sinpojud a coordenadora, Maria José Silva (Zezé), informou que o sindicato vai elaborar uma ação jurídica conjunta para denunciar a inconstitucionalidade dos atos do governo em forma de ADIns – Ação Direta de Inconstitucionalidade. As duas ADIns versarão contra o aumento da alíquota de 12% para 14% e a tentativa de impedir judicialmente o corte em 50% no orçamento do Planserv. No sentido de fortalecer a iniciativa, as Associações Docentes (ADs) sugeriram uma reunião com todas as assessorias jurídicas sindicais para o acompanhamento da questão com um amplo debate e socialização das informações. 

“Continuaremos o processo de articulação e mobilização entre os servidores públicos de todo o Estado. A leitura do Fórum é: mexeu com uma categoria de servidores, mexeu com todos. Reafirmamos a necessidade de construção coletiva dos para barrar os ataques do governo Rui Costa”, demarcou Iracema Lima em nome do Fórum das ADs.

 

 

 Reunião com Sinpojud. Foto: Ascom Aduneb

 

Além do encontro no Sinpojud, estava agendada também uma reunião com várias representações sindicais na sede da APLB Sindicado. Esse espaço precisou ser remarcado em caráter de urgência. O motivo do cancelamento se deu diante de mais uma manobra do Governo do Estado contra os (as) professores (as) da educação básica. A votação do Projeto de Lei 22.985/18, que estava marcada para terça-feira (18) foi antecipada para a segunda (17), no mesmo dia da reunião. O PL em questão reduz a gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional dos docentes do ensino básico.

Em função do ocorrido, a reunião foi suspensa e será remarcada posteriormente. As ADs estão construindo esse agendamento da nova data junto com outros sindicatos dos servidores estaduais.